sábado, 11 de julho de 2009

CONCURSOS


Este é um capítulo especial e quando bem sucedido, coroa o trabalho do criador. Durante um ano ele esperou ancioso por esse dia. Apresentar bons e bem preparados pássaros nos concursos é o sonho de qualquer criador amador. Chegar a ganhar os concursos e campeonatos, aí já é outra história.
A preparação dos canários começa bem cedo, logo no final da primeira muda, já deve-se começar o trabalho de seleção e o preparo dessas aves. O ideal é que elas permaneçam pouco tempo nas voadeiras, devem logo serem tranferidas para gaiolas individuais, ou do tipo argentina com no máximo três indivíduos. Quando faltar três meses para o concurso, deve-se fazer a retirada das penas quebradas ou danificadas, para que novas penas as substituam.
Para os canários de porte, o trabalho deve ser redobrado, cada raça tem seu modo peculiar de apresentação. Eles devem ser treinados e preparados em gaiolas específicas para cada raça, com disposição certa dos poleiros. Uma boa dica é ler o manual de canários de porte editado pela FOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário