segunda-feira, 27 de julho de 2009

A GEOGRAFIA DO VERMELHO MOSAICO

Joăo Francisco Basile da silva

Animal Pet 2000 nro 8

Em artigo publicado na revista animal pet nro 1, falamos sobre as particularidades e características dos canários chamados “Mosaicos”.

Entre essas características destacamos o chamado contraste de cores que, aliada ao dimorfismo sexual, torna essa variedade uma das mais belas entre os canários de cor criados pelo homem.

Entre os canários enquadrados na categoria de mosaicos, o que exerce essa característica em seu maior grau, está o vermelho mosaico.

Com apenas o branco e o vermelho alternando-se em partes específicas de sua plumagem, como descreveremos a seguir, o exemplar assume características admiráveis.

Para que isto ocorra, além da distribuiçăo geográfica do branco e do vermelho, que deve obedecer ao padrăo de excelęncia de cor, conforme será discutido, as ditas cores deverăo apresentar-se com o maior brilho e a maior pureza possível.

Como os vermelhos mosaicos apresentam diformismo sexual acentuado (significa que machos e fęmeas săo diferentes entre si), passamos a descrever inicialmente os machos.

Macho

A manifestaçăo “geográfica” do vermelho se dá nas seguintes regiőes do corpo do canário:


  • Máscara facial

  • Ombros

  • Uropígio

  • Peito

Essa manifestaçăo geográfica, que também é chamada de desenho, é um elemento fundamental na avaliaçăo dos mosaicos. Năo devem existir áreas difusas nos limites da manifestaçăo da cor, ou seja, sempre deve haver uma “fronteira” bem definida, separando uma cor da outra, ou seja, o branco e o vermelho. Quanto mais nítida essa fronteira, maior a valorizaçăo do exemplar.

Um vermelho mosaico macho, deverá apresentar máscara facial, que é a regiăo ao redor do bico, passando pelos olhos, de cor vermelho vivo. Quando olhamos o exemplo de frente, devemos observar um anel vermelho ao redor do bico. Quando olhamos lateralmente, devemos ver um “triângulo”com vértices na testa, regiăo posterior ao olho e regiăo inferior ao bico.

Os ombros, que devem ser destacados e bem definidos, é a regiăo onde, normalmente, a cor vermelha é mais intensa. O vermelho deve estender-se levemente até as asas.

O uropígio também deve ter cor intensa e ser bem delimitado.

Na regiăo central do peito, o vermelho mosaico macho deverá apresentar também vermelho de cor intensa, distribuindo-se com a forma aproximada de um triângulo.

O restante do corpo do exemplar deverá ser o mais branco possível.

Fęmea

As fęmeas do vermelho mosaico apresentam o corpo predominantemente branco, com as manifestaçőes do vermelho nas mesmas regiőes dos machos, tendo apenas a sua área de alteraçăo mais restrita.

A principal diferença está na máscara facial que, enquanto no macho é grande, na fęmea se apresenta com um traço vermelho na altura dos olhos, que deve ser curti, bem delimitado e nítido.

Outra regiăo em que a manifestaçăo do vermelho é bem diferente do macho é a do peito, que deve ser o mais branco possível.

As fotos nos mostram como esses exemplares săo fantásticos, o que faz com que sejam um dos exemplares mais criados e săo, sem dúvida, uma das cores mais disputadas nos concursos, tanto no Brasil como no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário